Voltar AGRONEGÓCIO, BLOG

Agricultura: Desafios e oportunidades para um setor em transformação

O setor agrícola tem enfrentado desafios significativos. Segundo uma pesquisa global da McKinsey com cerca de 4.400 agricultores de regiões como América Latina, América do Norte, Europa e Índia, os produtores têm lidado com aumentos expressivos nos custos dos insumos, eventos climáticos extremos e uma crescente volatilidade nos preços das commodities.

De acordo com o estudo, o aumento no custo dos insumos foi relatado como o maior risco à lucratividade para 48% dos agricultores entrevistados, mesmo com uma redução recente nos preços de fertilizantes. Por exemplo, o custo de fertilizantes, uma das categorias com maior inflação, aumentou em média 24% no último ano. Outro aumento reportado inclui custo de mão de obra (13%), destacando uma pressão financeira constante sobre o setor.

O crescimento da sustentabilidade no campo

A sustentabilidade tem ganho espaço nas propriedades agrícolas. A adoção de práticas sustentáveis, como rotação de culturas (68%), redução ou ausência de cultivo do solo (56%) e dispersão com taxas variáveis ​​(40%), tem sido impulsionada pela busca por eficiência.

Em algumas regiões, como no Brasil, a adoção de bionutrientes já chega a 64%, uma prática essencial para melhorar a saúde do solo e aumentar a produtividade. A pesquisa ainda aponta que 90% dos agricultores que utilizam produtos biológicos planejam manter ou aumentar os investimentos, proporcionando um mercado resiliente para soluções sustentáveis.

Tecnologia e agricultura: um caminho para a eficiência

A adoção de tecnologias externas para operações agrícolas também tem crescido, especialmente em países da América do Norte, onde 61% dos agricultores adotam agronomia digital, 51% utilizam hardware de agricultura de precisão e 38% empregam tecnologias de sensoriamento remoto.

Na América Latina, o uso de monitoramento de rendimento atingiu 49%, enquanto na Europa esse índice é de apenas 27%. Embora essas ferramentas proporcionem ganhos em eficiência, muitos agricultores ainda se preocupam com o retorno sobre o investimento (ROI) e os altos custos iniciais, sendo que 53% dos produtores norte-americanos consideram essencial demonstrar claramente o ROI antes de investir em novas tecnologias.

Apoio à gestão e à rentabilidade

Apesar das dificuldades, os agricultores veem oportunidades de lucro nos próximos anos. O estudo indica que 58% dos agricultores da América Latina e 76% da Índia esperam aumento nos lucros nos próximos dois anos, enquanto os produtores da América do Norte e Europa permanecem mais pessimistas, com apenas 15% projetando um crescimento nos lucros no mesmo período.

As principais oportunidades de aumento de lucratividade incluem rendimentos melhorados e menores preços de insumos, incentivando os produtores a investir em novos produtos de aumento de rendimento, tecnologias inovadoras e práticas sustentáveis.

Como enfrentar esses desafios?

Diante de um cenário agrícola cada vez mais desafiador, é essencial que os produtores contem com o suporte adequado para otimizar suas operações e garantir a rentabilidade de longo prazo.

“O agro passa por mudanças profundas, em grande velocidade, além de ser impactado por diversos fatores externos e estar sendo acessado por outros setores da economia. Acompanhar tais cenários realmente é um grande desafio. A aplicação de governança corporativa pode mitigar os efeitos negativos destes movimentos e também potencializar oportunidades e competitividade”, afirma o advogado e especialista no setor, Marcel Daltro.

 

 

Compartilhe:

LinkedInWhatsAppFacebook
Voltar
Ir para o conteúdo