Compartilhe:
O Dia dos Namorados é uma das datas mais relevantes para a movimentação da economia. Considerada a terceira data mais importante, fomenta vendas do comércio e impulsiona a economia do país.
Segundo pesquisa realizada pela Neotrust, empresa especializada em análises de dados do mercado digital, as compras durante a celebração aumentam 8,4%. Esse número corresponde a um acréscimo de R$ 834,4 milhões, especialmente durante as duas semanas anteriores à data.
Isso acontece pela antecipação das pessoas não só para garantir os presentes com um bom preço, como também evitar filas dentro dos comércios.
Neste ano, as expectativas são grandes para o crescimento expressivo das vendas no varejo dentro dos comércios, principalmente nos shoppings centers, e-commerce, comércio eletrônico e microempresas. De acordo com os hábitos do consumidor, a preferência é realizar essas compras de forma on-line, por e-commerce e em shopping center.
Os consumidores possuem um forte hábito de realizar mais compras on-line pela variação de preços. Geralmente, no e-commerce, os produtos possuem preço mais baixo em comparação com lojas físicas. Além disso, outra vantagem para os consumidores dentro dessa modalidade, são os cupons de descontos que diminuem ainda mais os preços dos presentes, impulsionando os resultados do setor.
Mas, mesmo com o crescimento e destaque para compras no e-commerce, o comércio físico não fica para trás. Muitas pessoas costumam comprar seus presentes “em cima da hora” e preferem ir até um local físico para fazer a escolha do presente ideal.
Considerando essa movimentação econômica, a expectativa é de que os consumidores gastem cerca de R$ 360,00 no presente, com destaque para produtos de: moda, beleza, saúde, alimentação e eletroeletrônicos.